Dicas limpeza para os seus óculos

Um dos maiores problemas de quem usa óculos é a sua limpeza.

E para realizar a sua limpeza, é comum recorrer ao primeiro pano, barra de camisa ou pedaços de papel que encontramos pela frente. Procedendo desta forma, o problema fica resolvido... momentaneamente. Este tipo de limpeza, apenas disfarça a sujidade, porque na verdade não se retira a gordura acumulada nas lentes por causa da oleosidade natural da pele, do suor, ou da manipulação das mãos suadas ou sujas. Este tipo de limpeza pode trazer-lhe problemas do tipo: entortar as hastes, tirar o equilíbrio da milemetragem ou soltar as lentes.

Então para efetuar uma boa limpeza dos seus óculos, faça o seguinte:
1) Providencie um recipiente largo, onde caiba os óculos
2) Dissolva um pouco de detergente líquido (lava-louças) num pouco de água.
3) Segure os óculos pelas hastes e mergulhe as lentes no recipiente algumas vezes.  4) A seguir abra a torneira e passe os seus óculos por água corrente.
5) Enxugue os seus óculos com um lenço de papel macio. Faça isso pelos menos 2 vezes por semana, ou quando achar que é necessário. Os seus óculos permanecerão limpos por mais tempo, e as lentes não vão engordurar tão depressa.

Outra forma de realizar a limpeza dos seus óculos (especialmente se os seus óculos tiverem lentes com tratamento anti-reflexo) é a seguinte:
1) Utilize água e sabonete líquido (PH neutro).


2) Seque com papel higiênico de folha dupla.

3) Lave as lentes cuidadosamente em água corrente morna com sabão neutro (ou detergente). Se for preciso, limpe-as com um pedaço de algodão umedecido ou um pano macio.

4)Retire o sabão com movimentos circulares enquanto lava os óculos em água morna.

5) Enxugue os óculos gentilmente com uma toalha de algodão macia ou com uma camurça.

6) Com uma escova de dentes macia, escove a sujidade contida nos protetores nasais (plaquetes) para a remover, tomando cuidado para não riscar as lentes.

Alguns conselhos para utilização dos seus óculos:

*Limpe os seus óculos antes de dormir.

*Não deixe os seus óculos em locais muito utilizados por outras pessoas (mesa, cadeira, etc). Alguém poderá sujá-los ou deitá-los ao chão.

*Compre um estojo para os seus óculos. Proteje-os quando estes não estiverem a ser usados.

*Nunca use detergentes ou qualquer material de limpeza que contenha amônia ou amoníaco para limpar os seus óculos, se suas lentes tiverem qualquer tipo de revestimento. Esses sabonetes costumam ser gordurosos, exigindo muitas vezes que esfregue bem mais e limpe repetidas vezes para remover marcas de gordura.

*Além disso, eles contêm materiais químicos que poderão afetar o revestimento das lentes de seus óculos. As camadas antirreflexo e proteções contra raios ultravioleta, que ajudam a dar-lhe uma visão mais nítida e/ou protegerem os seus olhos da radiação Ultra-Violeta nociva, irão desgastar-se muito mais rapidamente. O uso repetido destes materiais fará com que a superfície dos seus óculos fique com manchas permanentes que não poderão ser removidas. Isso aplica-se tanto para lentes de plástico como para de vidro.

*Nunca toque nas lentes quando elas estiverem secas. As partículas de sujidade poderão arranhar a superfície das lentes.

*Nunca esfregue as suas lentes com muita força se estiver a usar um pano seco.

*Não seque os seus óculos com um lenço de papel, pois eles provêm da madeira e a fibra da madeira pode danificar as suas lentes. Tome cuidado ao lavar óculos de plástico a temperaturas muito altas. Até poderá conseguir limpá-los melhor, mas alguns tipos de plásticos podem deformar-se no calor. Alguns fabricantes fazem armações de óculos que contêm tarraxas para deixar as lentes no lugar certo. Tome cuidado, pois estas tarraxas saem com facilidade. Em determinados casos, a tinta poderá soltar-se ou descascar-se com facilmente, mesmo sem que você utilize este tipo de lavagem. Para evitar qualquer problema, antes de tentar qualquer coisa, verifique o tipo de armação dos seus óculos. Se o seu problema for o primeiro citado, certifique-se de que a pia está tampada com firmeza. Caso contrário, você poderá perder uma das suas tarraxas pelo ralo abaixo, fazendo com que apenas uma (ou nenhuma) de suas lentes fique devidamente fixa nos seus óculos.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.